sexta-feira, 23 de abril de 2010

No que dá uma surpresa ... :-)

Ontem estive numa outra sala de aula, de uma professora e de uns meninos que já se tornaram meus amigos. Tinha-lhes prometido que da próxima vez que lá fosse lhes levava uma surpresa. E assim fiz. Procurei um livro digital que os pudesse entusiasmar.

Esta foi a minha segunda opção, porque em primeiro lugar pensei que seria interessante levar-lhe algo sobre o 25 de Abril, mas pus-me a pensar no que tinha sido o 25 de Abril para mim, (há quantos anos já?) e nos difíceis tempos que estamos a viver... Lembrei-me de como muitos daquelas famílias vivem com tantas dificuldades, sem emprego, sem dinheiro para conseguirem alimentar-se convenientemente todos os dias, 12 pessoas a viverem a 2 assoalhadas, ... e tudo o mais que isso significa. Como falar da tortura a crianças que vivem sózinhas na rua e cujas famílias vivem num quotidiano completamente inóspito, à procura de trabalho e pão? ... e a liberdade de associação? ... quando, em muitos trabalhos, quando existem, quase que em regime de escravatura, ou se aceitam as condições dadas, ou nem esse rendimento entra para o orçamento familiar? ... Na 2ª feira tinha lido o artigo de opinião do Francisco Sarsfield Cabral no PÚBLICO - http://abeirario.blogspot.com/2010/04/bomba-relogio-do-capitalismo-francisco.html. Hoje acabei de ler a reportagem da Visão da semana passada sobre os «Retratos da Fome em Portugal» - http://aeiou.visao.pt/retratos-da-fome-em-portugal=f555211 ... e saltaram-me logo à memória as minhas questões de ontem: como falar da liberdade de expressão, da tortura, da guerra colonial, da liberdade de associação num cenário como o que vivemos actualmente? ... Ficam as minhas questões ...e começo a pensar que temos que voltar a falar de todas estas questões, mas de uma outra forma ... mas de que forma?

Fecho este parênteses, para dizer que não tendo muito tempo para me preparar, acabei por decidir levar-lhes uma história que encontrei no blog «Letra Pequena» - http://letrapequenaonline.blogspot.com/ - «A Charada da Bicharada», de Alice Vieira, ilustrado pela Madalena Matoso (Ed. Texto Editores). No entanto, antes de lhes mostrar a prometida surpresa, e como a minha amiga tem vindo a colocar os textos e as fotos no blog a partir de casa (não tem computador na sala de aula e muito menos ligação à Internet), ela pediu-me para lhes mostrar o blog da Escola. Foi por proposta dela que ele foi construído e que outras turmas têm estado a participar no mesmo de forma muito entusiástica. Não se pode imaginar o entusiasmo dos seus alunos e a vontade generalizada de ler em voz alta, para todos ouvirmos, um bocadinho do que lá estava. Claro que foi preciso dar a volta à turma para que cada um pudesse mostrar como já conseguia ler um pedacinho do blog. Houve direito a palmas e parabéns para todos os leitores. Outra festa aconteceu também ao encontrarem as fotos e uma apresentação lá colocada pela professora, com os trabalhos deles, e que eles ainda ainda não tinham visto.

Só depois pudemos passar à esperada "surpresa": ouvir a história d'«A charada da bicharad» - http://static.publico.clix.pt/fotogalerias/letrapequena/acharadadabicharada.aspx. Uma espécie de adivinhas sobre animais, de que os textos não falam, nem se conseguem descortinar, à primeira, nas alegres e fantásticas ilustrações da Madalena Matoso - http://www.slideshare.net/mrvpimenta/publica-madalena-matoso-presentation. Ouvimos uma vez: «Não percebi nada!» «Então vamos ouvir outra vez, um de cada vez!» E logo havia alguém mais perspicaz que depressa descobria de que bicho se estava a falar: ou pelo desenho, ou pelo que se ouvia da Alice Vieira.

A minha amiga teve a ideia de lhes pedir para fazerem desenhos com bichos escondidos, como os do livro, e pediu-lhes também para escreverem um pequeno texto, inspirado nas ideias da escrita criativa que ouvira no Sábado anterior: «Gostava de ser ...[um animal à escolha] ..., para ...»

Tal como acontece com o que se passa à nossa volta, quase nada se consegue logo perceber à primeira ... acontecimentos, pessoas ... muitas vezes nem nós próprios nos conseguimos perceber logo a nós próprios ...

... não será o mesmo com o 25 de Abril? ... com o que ainda falta cumprir desse sonho, dessa esperança? ... e tanto que há ainda por cumprir!! ...

[Actualizado a 25/04/2010]

2 comentários:

  1. Gostámos muito da visita da Margarida e já temos uns desenhos engraçados para tentarem descobrir os animais escondidos. Se quiserem ver estão à vontade...

    ResponderExcluir
  2. Os desenhos com os animais escondidos estão o máximos: vale mesmo a pena serem vistos!

    Podem ser encontrados em Desafios - Animais escondidos

    Beijinhos para todos

    ResponderExcluir