terça-feira, 20 de abril de 2010

«O Pássaro da Alma»

Entrei numa sala de aula ao som de uma suave música que saía tranquilamente da aparelhagem enquanto as crianças, sem grande excitação, saiam para 15 minutos de recreio num pátio aquecido pelo morno sol de Primavera.

A professora, minha amiga, saúda-me e diz-me, como que desculpando-se, que não tinha preparado nada de especial para a minha visita e que os seus alunos iam ler a história do «Pássaro da Alma» para as turmas do 1º ano da Escola. Foi ao que assisti. Foi uma actividade muito especial. Quer pelos alunos mais velhos a lerem para os mais novos, por darem um novo sentido à leitura em voz alta, por quererem partilhar uma história deste tipo com todas as turmas da Escola.

Esta história passou hoje a ter para mim um significado diferente. No nosso corpo, bem lá no fundo vive um pássaro, o pássaro da alma. Um pássaro a quem muitas vezes não damos ouvidos, nem escutamos como devíamos. Ele canta de acordo com o que sentimos no momento, alegrias, tristezas, medos, ansiedades, felicidades, silêncios, ... tudo o que nos vai na alma. Muitas vezes não o conseguimos controlar ou saber como vai cantar, umas vezes o seu canto é alegre e feliz. Outras vezes é um canto enamorado e amoroso, outras é um canto de revolta e raiva, mas outras pode também ser um canto de tristeza, amargura ou desespero.

Mas quantas vezes não temos disponibilidade para o ouvir, para lhe dar a voz que ele merece e que nós precisamos. Quantas vezes, nesta sociedade da objectividade e do concreto em que vivemos, temos medo que ele nos atrapalhe. Outras vezes sufocamos-lhe o canto, que ele vai guardando para si e, quando menos esperamos, num repente, num abrir e fechar de olhos, ele faz-se ouvir impulsiva e despropositadamente. Como se os segredos que durante longos anos estiveram abafados e escondidos, bem como todos os sentimentos a eles associados, saltassem de uma caixa mágica, tipo caixa de pandora, surpreendendo o próprio e todos os que estão à sua volta, assustando tudo e todos.

Temos um pássaro na alma para lhe ouvirmos o seu canto. E que bonito é esse canto, se o ouvirmos, seja ele alegre ou triste, feliz ou inquieto, ...


5 comentários:

  1. Este livro é realmente uma "delícia"!
    Um abraço.

    Marisa Costa

    ResponderExcluir
  2. Que experiência encantadora para todos que dela fizeram parte...que delícia viver este momento! Obrigada da partilha, linda irmã e esperamos no GEPEm Pt a visita desta turma para nos contar esta linda história! Fica o convite!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada ao ler este artigo!
    Esta história contagia quem a lê, não deixando de fazer parte da sua vida.
    Hoje é que percebi como foi importante a leitura desta história para outras turmas da escola, pois tenho a maior parte dos colegas e alunos a falarem dela e uma explosão de actividades, quer em contexto de sala de aula, quer em casa.
    Obrigada pela visita e pela partilha.
    Beijos
    Carla Paias

    ResponderExcluir
  4. Afinal não foram só os alunos que escreveram sobre o que lhes canta o pássaro da alma ... :-)

    Bjs grds para todas

    ResponderExcluir