segunda-feira, 31 de maio de 2010
No final ... uma nova fase ...
Foi no Sábado (29/05/2010) que nos juntámos todos/as para a última sessão presencial desta formação. Aconteceu na Escola Secundária de Alvide, porque participam nesta formação 8 professores/as deste Agrupamento e pediram para que esta sessão lá acontecesse. No mesmo havia um outro evento lá no Agrupamento - a recolha de inscrições para potenciais dadores de medula óssea - e a maioria deles queria participar. Consultadas as restantes participantes na formação, entre formandas e convidadas, todas concordaram.
Nesta sessão todos os participantes apresentaram o seu trabalho. Falaram sobre algumas das actividades realizadas, sobre quais os pontos fortes e os pontos fracos, no entender de cada um, deste processo de formação e ainda das perspectivas de continuação de trabalho. O dia acabou com os comentários de duas convidadas, duas amigas minhas que têm acompanhado todo este percurso de intervenção e investigação e se disponibilizaram para acompanhar este dia e para estar connosco: a Carla Cibele Figueiredo (ESE de Setúbal) e a Mónica Mesquita (UIE&F - IE, UL).
Nestes processos, ouvir os outros, comentar os seus trabalhos e colocar questões, fazem parte de um crescimento conjunto e da co-construção do conhecimento colectivo em que todos participamos, tal como dizia Paulo Freire:
«O conhecimento – diria ele [Paulo Freire] – não é algo que possa ser encapsulado, congelado no tempo, propriedade de uns e não de outros, que se recuse ou se aceite sem crítica. O conhecimento é concriado pelos homens e mulheres de todo o mundo. O conhecimento é poder e o conhecimento pode libertar. Isto porque conhecemos não só com as nossas mentes – a estrutura neurológica dos nossos cérebros orgânicos – mas com os nossos corpos, os nossos sentidos, a nossa alma, com a história daqueles que vieram antes de nós e com uma visão do que imaginamos ser o futuro.»
In O’Cadiz, P. (2002). Agradecimentos. In Torres, C.A., O’Cadiz, M.P., Wong, P., Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Ainda temos muito que aprender, deste ponto de vista. Mantemos ainda uma atitude muito defensiva face ao nosso trabalho e por isso temos medo de comentar o trabalho dos outros, de lhes colocar dúvidas sobre o que não percebemos bem, sobre como fazer de um outro modo.
Foi assim que chegámos ao final deste intenso dia, com a sensação de que estamos a iniciar um percurso conjunto, tendo dado apenas os primeiros passos ... todos temos vontade de dar continuidade a esta construção.
As questões que ficaram para serem aprofundadas:
- como perder o medo de serem os nossos alunos a utilizar os computadores que temos nas salas de aula, mesmo que sejam apenas um ou dois? ... o que os ingleses chamam como "hands on"; ... é perder o medo e deixar cair a ilusão de que o professor controla tudo na sala de aula - mesmo pensando que controla, ele nunca controla tudo ... e depois, se os processos de trabalho forem regulados em conjunto com os alunos ... não ficará o professor com o trabalho facilitado?;
- os pais e a Escola: que relação poderá haver entre estes actores sociais? que participação podem e devem ter os pais na Escola? ... nos blogues? ... como podemos enquadrar essa participação?
- a Educação e expressão Artística, a criatividade e o "bonitinho" - como fomentar a criatividade e a expressão artística? ... que equilíbrios procuramos? ... que sentido faz dar fichas para os alunos pintarem no 1º CEB? ... não vêm eles a desenhar tão bem e a pintar do Jardim de Infância?
- as eleições, a vivência democrática e participação democrática directa: faz sentido que nas escolas do 1º CEB se proceda a eleições com a justificação de ser uma forma muito utilizada na nossa vida colectiva? ... não haverá outras formas mais interessantes de escolher trabalhos, textos, logotipos, ... ? ... dar a possibilidade a todos de terem o seu trabalho escolhido, de participarem noutros contextos fora da sala de aula, possibilitando que todos passem por esse tipo de experiências de aprendizagem ... organizar o grupo de modo a que isso possa acontecer rotativamente, não será mais desafiante para todo o grupo?
- não estaremos a ter uma visão muito idealizada do que é a Educação para a Paz? ... onde ficam os conflitos e as tensões que fazem parte dos nossos quotidianos e do trabalho que fazemos com os nossos grupos de alunos? ... como ultrapassamos esses momentos? ... que instrumentos de regulação utilizamos?
Estas foram algumas das muitas questões levantadas ... mas houve mais ...
E, por fim, e a questão mais relevante de todas ... como nos vamos organizar para dar continuidade a esta dinâmica de formação?
Não posso deixar de registar o enorme privilégio que foi para mim todo este processo: o empenho de todos, o profissionalismo, a minha entrada nas suas salas de aula, o acompanhamento dos blogues, o envolvimento nos projectos colaborativos, ... a amizade e as cumplicidades que se foram construindo e aprofundando, a vontade de continuar a crescer num caminho conjunto, ... MUITO E MUITO OBRIGADA!! ... pela minha parte!
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Olá Margarida.
ResponderExcluirAgradeço este percurso fantástico que fiz ao longo deste ano. Ajudou-me a parar para pensar mais sobre tudo o que fazia e a deixar alguns medos para trás. Foi bom experimentar e aplicar sem que o "stess" do barulho me preocupasse, ou a "confusão" do trabalho de grupo me afligisse, pois a evolução e as aprendizagens estão lá.
O facto de me orientar a investir numa área que me sentia mais insegura (matemática) fez com que hoje o meu trabalho seja melhor e que a matemática "não seja nenhum bicho de sete cabeças", como disse uma das minhas alunas ao fazer a sua auto avaliação.
Quanto às questões que foram levantadas no final para reflexão fazem todo o sentido, pois só assim crescemos e descobrimos que não há verdades absolutas. Acreditamos no que vimos, no que fazemos, no que aplicamos de acordo com as nossas perspectivas e os nossos interesses.
Beijinhos
Carla Paias
É verdade... Foi um dia em cheio...
ResponderExcluirE com muitos pontos de reflexão...
Foi muito bom estarmos juntos novamente... e o almocinho então...
Bjs para todos e votos de que possamos dar continuidade a este projecto de alguma forma.
Bjs e abraços
De facto ficaram muitas questões no "ar" e uma vontade imensa de continuar em conjunto a reflectir sobre as mesmas. Espero que este tenha sido mais um encontro e não o último. ainda há muito a partilhar, a incutir, a isentivar, a apoiar,...
ResponderExcluirObrigada a todas e em especial a si Margarida
Bjinho grd
Este percurso que fizemos em conjunto, toca-me muito, toca-me fundo ... como tenho dito, sinceramente: «Não sei quem aprendeu mais ... !?!?»
ResponderExcluirJá comecei a pensar na continuação, a delinear algumas ideias, que um dia destes partilharei convosco.
Beijinhos muito grds para vocês e, tudo a correr muito bem com cada um/a
P.S. - Só hoje vi este teu comentário, Lúcia! Desculpa!