Algumas ideias que podem facilitar o trabalho e a organização de projectos colaborativos, na linha do que costuma ser a «correspondência escolar» (qualquer uma destas sugestões pode ser desenvolvida com qualquer idade, com as devidas adaptações):
A) Formar as parcerias - As turmas podem associar-se duas a duas (Turma A e Turma B), normalmente do mesmo ano de escolaridade ou de anos de escolaridade próximos;
B) Partilhar ideias - Quem tem uma ideia que gostaria de desenvolver, pode deixá-la aqui - http://grou.ps/educacao_paz/ - para encontrar alguém que esteja interessado em se associar e em estabelecer uma parceria;
C) Comunicação entre os(as) parceiros(as) - Encontrados os pares, os(as) professores(as) podem entrar em contacto via mail; via chat na plataforma - combinando o dia e uma hora para isso; via telemóvel, trocando telemóvel entre si e para combinarem o que vão fazer em cada uma das quinzenas que faltam no âmbito da colaboração que vão desenvolver;
D) Ideias de Projectos - Algumas ideias para o trabalho com os alunos (a imaginação - ou o céu ... ... - é o limite:
i. Problemas ou desafios matemáticos: (a) combinar com vão fazer o envio - no início de uma semana envia uma turma (Turma A) o(s) desafio(s), no início da outra semana envia a outra turma, a turma B, a resolução, ou resoluções, do desafio anterior; outra possibilidade, mas mais intensa, é cada turma enviar à outra, no início de cada semana um desafio na primeira semana e nas semanas seguintes, enviar um novo desafio acompanhado da resolução do desafio anterior; (b) escolher os desafios - ir, por exemplo ao site da APM (http://www.apm.pt/portal/index.php?id=26373) em Actividades e Recursos, seleccionar os ítems: Medidas, Números e Operações, Geometria, Investigações, Probabilidades e Estatística, Resolução de Problemas, depois seleccionar o nível de escolaridade e "clicar" em «Procura»; na lista de actividades que surgir, seleccionar uma para enviar à turma parceira; ir construindo um "diário" (em papel ou em digital, como, por exemplo, o blog), como registo do trabalho desenvolvido, com os desafios recebidos, as soluções encontradas, não esquecendo de documentar o(s) processo(s) (ou debates) para lá chegar; outro site com actividades é o do GAVE - http://bi.gave.min-edu.pt/bi/1eb/840/;
ii. Continuar uma história: cada turma começa uma história, num "slide" em PP, ilustrado (um ou dois slides; outra possibilidade é dois a quatro desenhos fotografados, introduzidos no MoviMaker e legendados - é preciso combinar previamente o suporte, software que vai ser utilizado), e envia à outra; a outra recebe e continua a história; e assim sucessivamente, durante o tempo que for combinado entre @s professores(as): 4 semanas ou ... ; é preciso combinar a periodicidade da troca ..., ir fazendo o registo, ou um diário, do que vai acontecendo no blog ...
iii. Trocar trabalhos e comentários: combinar o tipo de trabalhos dos alunos que vão ser partilhados; podem ser projectos em suporte papel, por exemplo, fotografados, organizado(s) num Power Point ou no Movi Maker, partilhado no blog; escrever uma "carta colectiva" a explicar o que partilharam num post do blog; a outra turma faz o mesmo; cada uma das turmas comenta e coloca questões sobre o assunto do trabalho, ou ... pode continuar o trabalho, por exemplo, estudar outras vertentes do projecto, ... ; periodicidade: quinzenal? semanal? (a decidir)
iv. Utilizar alguma(s) das técnicas de escrita criativa: (a) por exemplo a técnica dos 3 "Ás" (Antigamente, Agora, Amanhã): as turmas começam uma história com o "Antigamente" e trocam com a outra turma, que continua a história com "Agora", voltam a trocar e cada uma escreve agora "Amanhã"; (b) Técnica "Cadáver Esquisito" - perguntas serem utilizadas: "Quem foi?", "Onde foi?", "Quem encontrou?", "Onde foram em conjunto?", "O que fizeram?", "Como acabaram?" - cada turma utiliza a técnica, uma vez e troca as histórias encontradas, ... ou as vezes que forem combinadas, como exemplo, em grupos ... e depois trocam as "histórias" a que chegaram ... partilhando-as nos blogs respectivos ... (c) Técnica "Metamorfoses" - cada turma constrói a sua lista com 10 palavras (ou outro número combinado) "Se eu fosse ... para ..." e trocam as listas, para os alunos da outra turma completarem ... colocam nos blogs respectivos as listas a que chegaram ... (d) ...
v. ...
v. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário