terça-feira, 24 de março de 2015

«A Finlandia quer abandonar o ensino por disciplinas das escolas»

Tenho uma grande desconfiança de grandes reformas educativas que são feitas tendo por base quase exclusivamente o princípio das "competências para o mercado de trabalho" - educar e formar é muito mais do que isso. Não deixa de ser uma grande ousadia fazer uma reforma em que se acaba com as disciplinas e trabalha de outra forma, "por tópicos" ... Como "professora generalista" que sou, por opção - desde muito cedo percebi que a compreensão do ser humano e do mundo em que vive, não pode ser espartilhada em disciplinas, como diz Edgar Morin: "O conhecimento deve ser em simultâneo específico e global". Acompanharei este processo com muito interesse a curto e a médio prazo:




«(...)os jovens finlandeses estão a aprender por tópicos, como a “União Europeia”, que engloba a aprendizagem de economia, história, línguas e geografia. Num ponto de vista mais profissional, um aluno que queira especializar-se em restauração opta por um curso que inclui matemática, línguas (para clientes estrangeiros), competências de escrita e habilidades de comunicação oral.
«Ou seja, nada de uma hora de história, seguida de uma hora de química e de uma hora de matemática. A ideia é eliminar uma das maiores interrogações dos estudantes: “porque tenho de aprender isto?”. No novo modelo finlandês, todos os assuntos leccionados estão interligados e existem motivos práticos para os aprender.
«“Aquilo de que precisamos agora é de um tipo de educação diferente que prepare as pessoas para o mercado de trabalho”, explicou Pasi Silander, responsável pelo desenvolvimento da cidade de Helsínquia, ao jornal The Independent, salientando que com os avanços tecnológicos algumas formas de ensino deixaram de fazer sentido. “Os jovens já usam computadores avançados. No passado, os bancos tinham muitos funcionários a fazer cálculos, mas agora tudo mudou. Temos, portanto, de fazer as mudanças na educação necessárias para a indústria e sociedade modernas.”
(...)»

Para saber mais: http://shifter.pt/2015/03/finlandia-quer-abandonar-o-ensino-de-disciplinas-nas-escolas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário