sábado, 5 de março de 2016

O Holocausto, a História da Europa e Anne Frank

Esconderijo de Anne Frank e da família.
Este ano o tema escolhido para a minha turma foi «Uma aventura na Europa».
É costume na escola os disfarces para o desfile de Carnaval serem relativos ao tema da turma, por isso combinámos que cada um escolheria um país da Europa e se mascararia de acordo com um elemento desse país, à sua escolha. Escolheram os países, preencheram uma ficha sobre o país escolhido - aproveitámos para estudar a Europa, um dos ítens do programa de Estudo do Meio.
Numa das muitas conversas que tivemos na turma sobre as máscaras, um menino tinha escolhido a Alemanha e depois de conversar com um familiar, vinha com a ideia de se mascarar de Hitler. Apanhei um susto. Tomei de imediato uma posição muito clara, dizendo que isso é que não podia ser, que o Hitler e as pessoas que trabalhavam com ele tinham feito muito mal a muita gente, que aquilo não era de modo algum uma história para se brincar ao Carnaval. A curiosidade sobre o Holocausto e a II Guerra Mundial aumentaram, eles queriam mesmo saber o que tinha acontecido e por que razão eu dizia aquilo. Tivemos que ir pesquisar e voltámos a conversar sobre o assunto várias vezes.
Ainda nesse dia alguém disse que já tinha ouvido falar na história de Anne Frank e todos a quiserem conhecer. Falámos da perseguição aos judeus, aos ciganos e aos homossexuais, da deportação e dos campos de concentração, das câmaras de gás, das mortes em massa. Falámos de Aristides de Sousa Mendes e de como ele tinha ajudado tantos judeus a fugir para os Estados Unidos através de Portugal. Falámos das guerras na atualidade e de como os refugiados que chegam atualmente à Europa são famílias inteiras com crianças de todas as idades que também vêm a fugir das guerras nos seus países...
Na vez seguinte de irmos à biblioteca da Escola (onde vamos todas as semanas), logo um deles descobriu, no meio de todos os outros livros, uma adaptação do diário de Anne Frank.
Agora temos uma lista de espera dos interessados nesse livro e estamos a escrever uma carta para diversas entidades nacionais e mundiais a pedir que façam tudo o que estiver ao seu alcance, para que não haja guerras, para que haja Paz no mundo.

Os meus alunos têm entre 9 e 10 anos, estão no 4.º ano de escolaridade, mas estão sempre a surpreender-me com a sua curiosidade, com o seu interesse e capacidade de iniciativa.

Aqui fica um link para a página web do Museu de Anne Frank: http://www.annefrank.org/pt/Anne-Frank/O-resumo-da-historia/.

[A Carta que escrevemos a todos os Presidentes a pedir a Paz e o Amor no Mundo: AQUI. Foi despois destas conversas que surgiu a ideia desta carta. ]

(Fotografia do site: http://www.annefrank.org/pt/Anne-Frank/O-resumo-da-historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário