sábado, 18 de novembro de 2017

Dia 20 de Novembro - Dia Universal dos Direitos da Criança



Dia de celebrar a adopção pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que aconteceu há precisamente 58 anos, a 20 de novembro de 1959. Nesta data celebra-se também a Convenção sobre os Direitos da Criança (aprovada a 20 de novembro de 1989 e retificada por Portugal a 21 de setembro de 1990):
«A CDC é o primeiro documento do direito internacional legalmente vinculativo – e mais  amplamente  ratificado  –  que  incorpora  todo  um  conjunto  de  direitos:  civis, políticos, económicos, sociais e culturais. A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais  que  estão  relacionados  com  todos  os  direitos  das  crianças:  a  não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.»
In Guia para Educadores e Professores, da UNICEF: http://www.unicef.pt/docs/pdf/Guia-Educadores-Professores-DUDC.pdf


Um oportunidade para ouvir a voz das crianças, para tomarmos consciência da situação das crianças no nosso país e no mundo.

 « Os Direitos não excluem deveres
«As crianças têm direitos, mas também têm responsabilidades ou obrigações e têm, por isso, de respeitar os direitos e as  responsabilidades dos adultos e das demais crianças e jovens com quem convivem. (...)» (Guia de Educadores e Professores, p. 11)

Para saber mais:
- ME - DEGE: http://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-para-cidadania/dia-universal-dos-direitos-da-crianca-20-de-novembro
- UNICEF Portugal: http://www.unicef.pt/
- UNICEF (UN): https://www.unicef.org/

#Declaraçãouniversaldosdireitosdacriança 

Nenhum comentário:

Postar um comentário