Nestas minhas visitas pelas Escolas há algo que é muito contrastante com o ambiente depressivo de crise que se ouve nos noticiários dos vários canais de televisão: em todas das salas de aula em que tenho entrado reina uma vontade de aprender e de conhecer coisas novas, uma enorme vontade de fazer bem feito, no meio de boa disposição e alegria. Só assim se consegue aprender com gosto e satisfação. Ainda a semana passada comecei por entrar numa sala de aula, de uma turma que tem alunos do 1º e do 4º ano, alunos e professora planificavam a semana com base na sua agenda semanal habitual, avaliaram e distribuíram tarefas. Alguns dos alunos vieram agradecer os meus comentários no blog, dizer que tinham ficado muito contentes quando a professora lhos leu. Numa outra turma as mesas estavam reunidas no centro da sala, todos os alunos estavam sentados à volta e tudo estava preparado para começarem as planeadas experiência com água sobre a flutuação de objectos. Cada um tinha a sua folha de registo onde podiam registar a sua previsão do que iria acontecer com cada um dos objectos, o que realmente tinha acontecido e a conclusão. Todos iam registando o que observavam e estavam curiosos em perceber o que acontecia: seria o peso dos objectos que os faria flutuar ou afundar? ...falámos dos grande barcos cargueiros em metal e até falámos no Arquimedes. A curiosidade ficou aguçada para as investigações dos alunos com a professora prosseguirem. Esta era uma turma de 2º ano de escolaridade.
Passei depois a uma turma de 1º ano de escolaridade. Quando entrei na sala de aula os alunos e a professora falavam sobre a dezena e contagens. Estavam a começar a fazer os exercícios do livro de Matemática e claro que fui logo mobilizada para ajudar também a resolver os exercícios: todos queriam resolver os exercícios e ter a certeza que os estavam a resolver da melhor forma.
Fui depois a uma turma do 2º ano. Estavam a acabar de ler o livro "Coração de Mãe" (a professora tinha o computador dela ligado e projectava o livro com o projector de vídeo no écrã) e a começar a organizar o presente para o Dia da Mãe: pintar um vaso e escrever um cartão. Aos que não estavam envolvidos nessas actividades foi pedido que escrevessem e fizessem um desenho sobre uma situação que tivessem vivido com a sua mãe escolhendo como uma das do livro. Todos estavam envolvidos em trabalho, embora fazendo coisas ligeiramente diferentes.
Em todas as salas se respirava trabalho e vontade de aprender. Um consolo ver como funcionam as nossas escolas e o empenho de todos, alunos e professores.
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