quarta-feira, 5 de maio de 2010

Modelo Pedagógico do MEM - Sessão com professores, alunos e pais


Na semana passada aconteceu finalmente num dos Agrupamentos com que estou a trabalhar a sessão que tinham pedido desde o início do ano sobre o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Fiz a preparação dessa sessão com a minha amiga que se identifica com esse modelo de trabalho pedagógico e que lá trabalha. Acordámos que eu falaria mais sobre a história e os antecedentes do MEM e ela explicitaria o trabalho que tem feito com a sua turma, a partir da organização espacial da sala de aula e da forma como organiza o tempo. Depois deste acordo estabelecido e já à entrada para o carro, diz-me ela: «E se eu pedisse aos meus alunos para serem eles a explicar como é que o espaço está organizado?». Achei logo uma excelente ideia, mas estávamos a dois dias da sessão. Também ficou combinado de imediato que não haveria problema quanto à sequência da sessão: caso os alunos tivessem disponibilidade para estarem presentes, o melhor seria mudar a ordem da apresentação, primeiro eles explicariam a forma como se organizam e trabalham e depois então falaríamos da história e origens do MEM.

Quando no próprio dia cheguei à Escola era grande a excitação: os alunos iam estar presentes, as mães também queriam assistir. Tínhamos preparado bolinhos e sumos para que a sessão fosse mais familiar e informal. Os colegas professores começaram a chegar. Faltava só a professora, a minha amiga, para dar início à reunião. Ela chegou e demos início à tão desejada sessão.

A professora começou por explicitar como iria decorrer a sessão e os seus alunos começaram logo de imediato a explicar como organizavam o tempo e o que faziam em cada um dos momentos semanais dedicado às respectivas actividades. Passaram depois a explicar a forma como estava organizada a sala. Os alunos do 1.º ano faziam questão de ir lendo tudo o que iam encontrando - queriam mesmo mostrar que já sabem ler tudo. Os alunos do 4.º ano faziam de "ponto" para os do 1º e explicaram também como, por exemplo, a professora tinha visto com eles quais os temas que tinham ainda que trabalhar nos projectos para aprenderem e conhecerem todas as temáticas que estão previstas no programa. Tudo decorreu com uma grande naturalidade e à vontade.

Chegara finalmente a parte final e mais teórica sobre o MEM. Apesar de a minha amiga ter dito que se os pais quisessem sair que o poderiam fazer, todos (ou melhor todas, porque eram sobretudo mães) quiseram ficar. E aí fiquei um pouco aflita, porque uma coisa é falar para professores, outra coisa é falar para pais e meninos. Lá me desembaracei o melhor que consegui, tentando traduzir as ideias essenciais numa linguagem que todos percebessem. De modo completamente espontâneo e imprevisto, no final houve algumas mães que quiseram dar o seu testemunho sobre os percursos de aprendizagem dos seus filhos: «Este meu filho tem muito mais gosto pela Escola do que a outra minha filha que se fartava de fazer linhas de "t" e de "f". Aqui não, parece que tudo tem mais sentido para eles. Eles aprendem com gosto.» «Eu estou muito contente porque os nossos filhos já tinham estado numa escola da Misericórdia que tem a mesma forma de trabalhar e assim eles continuam a aprender segundo a mesma metodologia. Não têm tido dificuldades absolutamente nenhumas, aprendem, gostam de aprender e andam contentes. É pena é que não possam continuar para o próximo ano.» «O meu filho é um desses meninos e eu também estou muito contente.»

Com os colegas, depois dos alunos e de as mães terem saído, as questões já foram de outra natureza: «A mim faz-me muita confusão que eles não aprendam pelo "p" + "a" = "pá" ... mas afinal como é que eles aprendem a ler?» «Quando é que lhes ensinam as letras?» «Eles [alunos] de facto dominam isto tudo.»

Algumas das respostas:
- eles começam logo a ler, mesmo que seja de cor, e a familiarizar-se com a sílabas e as letras - o abecedário está exposto na sala desde o início do ano; fazem listas de palavras que têm a mesma sílaba e isso vai sendo sempre trabalhado; o manancial de palavras que eles conhecem vai sempre aumentando e começam logo a fazer tentativas de escrita;
- construímos assim o livro de leitura com eles a partir as novidades que nos vão contando no «Ler, contar e mostrar»;
- no MEM as pessoas não começam a mudar a sua forma de trabalhar sozinhas, devem ser acompanhadas e devem estar integradas em grupos de auto-formação, porque esta forma de trabalhar significa uma grande mudança;
- talvez para o ano se possa constituir aqui , neste concelho, um grupo para fazer uma Oficina de Iniciação ao Modelo do Movimento da Escola Moderna.

Para saber mais sobre o Movimento da Escola Moderna: http://www.movimentoescolamoderna.pt/;
o MEM no 1º CEB - http://www.movimentoescolamoderna.pt/documentos_ilustrativos/1ciclo/indice-1ciclo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário