Ao entrar nesta sala de aula os alunos acabavam uma ficha do livro de Língua Portuguesa. Logo de seguida a minha amiga professora propôs-lhes um dos jogos de escrita criativa que aprenderamos na formação para a escrita de "histórias malucas". Cada um respondeu a uma das seguintes questões: 1) Quem foi? 2) Encontrou quem? 3) Onde foram? 4) O que fizeram? 5) Como acabou a história? - cada um tinha recebido um papelinho já numerado onde escreveu a resposta à respectiva questão. Depois de cada um ter dado a sua resposta, recolheram-se os papelinhos e ordenaram-se segundo a numeração acima indicada. Ficaram assim construídas histórias disparatadas e bem engraçadas. Simultaneamente fui registando as histórias que surgiram e logo as enviei para a minha amiga professora. Seguiu-se o momento de arrumações da sala antes de tocar e depressa estava rodeada de alguns alunos mais curiosos que queriam conhecer o meu computador e que lhes mostrasse quais os programas que costumo utilizar. Passámos juntos um agradável momento de cumplicidade mesmo com meninos que têm enormes dificuldades em se exprimir oralmente, mas que conhecem quase tudo sobre o modo como funciona um computador.
Quando se trabalha como uma professora num meio social difícil, uma professora que acredita que todos os alunos conseguem aprender, apesar de todas as suas dificuldades, tudo ganha um sabor especial. Nesta sala de aula não se desiste dos alunos nem se desiste de investir na Escola.
Foi esta professora que teve a ideia de criar um blogue, proposto no âmbito desta formação, a toda a Escola, para deixar de ser apenas um blogue da sua turma. Ela conta que quando foi colocada na Escola não encontrou nenhuma informação na Internet sobre aquela Escola e assim, com um blogue de escola, já não vai acontecer a mesma coisa a outras colegas que sejam ali colocados.
Partilhando comigo os seus afazeres familiares e os cuidados de saúde de que vai necessitando [numa cumplicidade de amigas em que nos fomos tornando], nesta fase final da formação, precisa de perceber muito bem em que actividades se deve concentrar com os seus alunos. Tem muitas ideias e gostaria muito de colaborar em diversas propostas feitas pelas outras colegas relativamente aos projectos colaborativos, mas sente que não pode chegar a todo o lado.
Quando comentava com ela que as colegas da Escola, incluindo as do Pré-escolar, têm continuado a actualizar e alimentar o blogue ela respondeu-me: «Elas mostraram-se muito interessadas logo desde o início porque diziam que estavam a contribuir para os bons resultados da minha formação.»
Nenhum comentário:
Postar um comentário