segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projectos, trabalho, diversão e integração

Na sala do Jardim Infantil, à medida que os meninos iam chegando à sala, iam instalando-se nas mesas a realizar a actividade que desejavam. Comecei por me sentar ao lado de um menino que estava a fazer puzzles e fui ajudando. Em pouco tempo estava a ser "adoptada" por uma menina para me sentar com ela a jogar dominó. Pouco depois já éramos cinco a jogar dominó. Era preciso contar as peças que cada um recebia no início, ir jogando na sua vez, ir percebendo em que sentido rodava a vez e saber esperar pela sua. Jogámos ainda umas duas ou três vezes. Logo foi preciso arrumar para que pudessem ir lanchar - o que não foi feito sem que primeiro fossem lavar as mãos.

Numa sala do 2º ano de escolaridade, estavam a recortar "Smiles", a pintar, a desenhar a boca e a escrever do outro lado: "Seja feliz!" Cada um recortou 12 smiles - o que também foi aproveitado pela professora para clacularem quantos "Smiles" a turma tinha recortado ao todo. Aos alunos do 1º ano ia caber pintar os olhos em cada
"Smile". Depois, cada um dos meninos vai colocar um "Smile" nas caixas do correio dos seus vizinhos. Esta actividade colaborativa entre turmas foi proposta por uma das professoras que teve conhecimento do Projecto internacional «Spread your Love».

O programa previsto para a tarde foi desmarcado: ir com duas turmas a uma feira de jogos tradicionais, organizada pela Câmara Municipal. O tempo estava de chuva e vento, pelo que actividades ao ar livre estavam completamente desaconselhadas.

Foi necessário improvisar alternativas convincentes que ajudassem a lidar com a frustração de não ir à feira dos jogos. O livro digital "A Charada da Bicharada" foi a solução. Mostrado a uma das turmas os alunos ficaram todos entusiasmados para desenharem mais bichos escondidos e descobrirem aqueles que já tinham sido desenhados por outros meninos, em http://eb1fontedaprata.blogspot.com/2010/05/quem-tem-olhinho.html.

Seguiram-se alguns jogos no pátio da Escola com a outra turma - afinal o sol acabou por aparecer. Claro que não foi o mesmo que ir à feira dos jogos, mas que foi divertido na mesma, foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário