terça-feira, 25 de maio de 2010

A vida da turma no blogue ...

«Não nos tinhas dito que vinha cá hoje a Margarida!» - exclamaram muitos dos alunos daquela turma para a sua professora, quando bati à porta e entrei.
Foi assim que fui recebida em mais uma visita a uma das salas de aula por onde tenho passado. De facto da última vez que era para lá ter ido, precisei de levar o carro à oficina e tive que adiar a minha ida lá.

Estavam a acabar de recortar os Smiles que iam distribuir pelas turmas, integrando-se assim no Projecto Colaborativo «Spread your love». Recortavam, pintavam e escreviam por trás «Sejam feliz!».

Prepararam-se depois para ver uma apresentação (em Power Point) sobre a orientação solar, que uma das alunas tinha preparado em casa para mostrar aos colegas. Seguiu-se a observação de um vídeo, encontrado no Youtube, sobre a orientação solar, no qual se ensina como construir um relógio solar a partir dos pontos cardeais.

Acabaram, em seguida, de fazer uma ficha com gráficos, projectada no QI. Cada um completou a sua ficha, tendo-se seguido a correcção colectiva, no quadro. Desta vez no quadro de giz.

A grande novidade do dia foi quando chamaram a Professora ao telefone para lhe comunicar que o irmão do Bernardo (um menino que faltou), estava a nascer naquele preciso momento. O irmão do Bernardo vai chamar-se Martim. Todos ficaram muito contentes.

Chegou a hora semanal de prepararem o material a introduzir no blogue. Começam por fazer no quadro uma lista das actividades desta semana, para se organizarem em pequenos grupos e decidir o que cada grupo vai trabalhar no Magalhães.



Enquanto isso, quem tinha trazido Magalhães ia colocando-o em cima da mesa e preparando-se para dar início ao trabalho. A lista das actividades desta semana e a distribuição foi a seguinte:

- Final do Concurso das Tabuadas (entrega dos prémios) - Teresinha e Marta

- Biblioteca - "A Charada da Bicharada" - Marta e Mª João

- Jogo dos verbos - Sara, Renata; Tomás e Jorge

- O irmão do Lourenço (Matilde, Márcio)

- Distribuição dos "simles" - Maria, Francisco

- Apresentação da Ana - Ana; Carolina

Havia pelo menos um Magalhães por cada mesa, ou seja, 12 ou 13. Cada grupo escreveu um pequeno texto sobre a actividade que lhe tinha sido atribuída e alguns ainda tiveram tempo de fazer um desenho no "Paint". Ao terminarem os trabalhos a Professora ia copiando-os para uma "pen-drive", para depois em casa os colocar no blogue.



Fica aqui bem patente como um blogue de turma pode ser um "espelho" da sua vida, do seu trabalho - assumindo o papel do que há uns anos se fazia com os jornais de turma, dando de imediato uma utilidade social ao que se faz na sala de aula: mostra-se aos pais, aos colegas de outras turmas, a quem estiver interessado, ...

2 comentários:

  1. Uma descrição exacta do que se passou naquele dia!
    É bom poder ler e recordar.
    A notícia mais emotiva foi a do Nascimento do Martim. A atitude do grupo revelou o seu entusiamo e felicidade pelo momento.
    Não podia estar mais feliz por poder fazer parte desse momento.
    beijinhos
    Carla Paias

    ResponderExcluir
  2. :-)

    Eu agradeço terem-me deixado fazer parte destes momentos! ... :-)

    Bjs grds para tod@s

    ResponderExcluir