domingo, 24 de abril de 2016

"Temos que ensinar nossas crianças a ter empatia pelo outro e pelo mundo"

Entrevista a Daniel Goleman, sobre o seu novo livro, "Triplo Foco: uma nova abordagem para a educação", escrito em parceria com Peter Senge (MIT).

(...)
ÉPOCA – O que são os três tipos de foco?
Goleman – São o foco em si mesmo, o foco nos outros e o foco no mundo.
ÉPOCA – O senhor pode explicá-los?
Goleman – O foco interno trata de prestar atenção a si mesmo, em seu mundo interior para nos conectarmos com nossas aspirações e propositivos. O segundo tipo de foco trata-se da importância de sintonizarmos com outras pessoas, de termos empatia e sermos capazes de compreender a realidade alheia e de nos relacionar com essas realidades sob a perspectiva do outro. Peter Senge fez um trabalho incrível explicando o foco externo. É ele que dará para a criança a habilidade de perceber os sistemas e como eles se relacionam entre si, seja dentro da família, da escola, de uma empresa e do mundo como um todo. É muito mais do que levá-los a perceber o modo simplista “A causa B”, mas levá-los gradativamente a perceber que muitas vezes não há uma resposta certa ou errada.
(...)
Para ler mais: http://www.contioutra.com/temos-que-ensinar-nossas-criancas-a-ter-empatia-pelos-outros-e-pelo-mundo/#ixzz46lQFZu58

Nenhum comentário:

Postar um comentário