Há frases que me fazem um nervoso miiiiiiiiiudinho ... esta é uma delas.
É uma frase tipo "salomónica": vamos dividir responsabilidades para que
cada um assuma as suas. Pode também ser considerada como uma frase tipo da
época industrial, em que proliferaram as linhas de montagem, como tão
bem caricatura o filme dos "Tempos Modernos", de Chaplin/Charlot: a cada um a sua tarefa "técnica", numa sequência temporal linear e bem "desenhada", de preferência. É de uma
grande pobreza encarar a educação de crianças como se de uma linha de
montagem se tratasse. A complexidade do que é o ser humano e que impera nas sociedades ocidentais, torna o desafio de educar (no qual se inclui a instrução) muito mais exigente, logo mais interessante.
Foto de: https://www.facebook.com/igualdadeparental.org/photos/a.370962582582.161029.206659582582/10151858806052583/?type=1&fref=nf
Como pode a escola "instruir" (passar o legado
da humanidade às novas gerações) sem ter em conta que isso acontece num
espaço social e cultural, onde aprender as regras da convivência e do
respeito pelos outros, pelo outro, pelo diferente, é essencial? Estas
são aprendizagens fundamentais que só num espaço social de encontro, com
características como as que tem a escola, ganham o seu verdadeiro
sentido. O que se aprende na escola vai muito para além do explícito, do
formal ... pode-se aprender a conformidade social (a obediência), a
aprender e a estudar para ter boas notas nos testes, nas provas finais
ou nos exames - mas ao falar de sítios assim, não estamos a falar do que
é uma escola. Numa ESCOLA aprende-se a gostar de literatura, a escrever
e a produzir os seus próprios contos, aprende-se a pintar e a desenhar
as suas fantasias, as suas emoções e sentimentos, a par de conhecer
obras de grandes pintores e artístas; desenvolve-se a capacidade de
expressão de cada um e a ter pensamento crítico, a interrogar-se sobre o
que acontece à sua volta e a procurar razões para o que acontece ... ;
aprende-se a falar e a ouvir; aprende-se a preparar uma viagem ou um
passeio e a estudar história e geografia para isso ... onde começa a
instrução e acaba a educação ou vice-versa? ... a quem "compete" ensinar
o gosto pela vida? ... a quem compete ensinar a resolver problemas,
sejam eles de que tipo forem? ... e tantos que há por resolver ... Em
África há um ditado que diz: "É preciso uma aldeia inteira para educar
uma criança!" - a cada um as suas responsabilidades, de acordo com as
suas possibilidades, e ninguém se deve demitir - as fronteiras são
ténues e as responsabilidades só podem ser partilhadas entre "todos os
habitantes da aldeia."
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